Referências: multimodalidade e multiletramentos

Algumas referências selecionadas sobre multiletramentos, multimodalidade, letramento visual e ensino de línguas:


ABIO,  Gonzalo;  DIAS, Reinildes. Una mirada preliminar a la visualidad de los libros brasileños para enseñanza de ELE aprobados por el PNLD 2015. MarcoELE, 22, 2016.
http://marcoele.com/descargas/22/abio-dias-libros.pdf

ACRL, Visual Literacy Competency Standards for Higher Education, Association of College & Research Libraries, 2011. http://www.ala.org/acrl/standards/visualliteracy

ALFONSO LOZANO,  Raúl; GIRALT,  Marta. Comunicación multimodal y aprendizaje de la lengua oral en ELE. Cauce. Revista internacional de filología, comunicación y sus didácticas, n. 36-37, p. 117-133, 2013-2014. http://cvc.cervantes.es/literatura/cauce/pdf/cauce36-37/cauce_36-37_007.pdf


ALMEIDA,  Danielle Barbosa. Pelos caminhos do letramento visual: Por uma proposta multimodal de leitura crítica de imagens. Linguagem em foco. Revista do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, v. 35, n. 5, p. 43-63, 2011. http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/Linguagem%20em%20Foco%202011_2.pdf


ALMEIDA, Danielle Barbosa de. Do texto às imagens: As novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA,  Regina Celi; ROCCA,  Pilar (Orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009, p. 173-202.




ÁLVAREZ VALENCIA, José Aldemar.  Meaning Making and Communication in the Multimodal Age: Ideas for Language Teachers. Colomb. Appl.Linguist.J., v. 18, n. 1, p. 98-115, 2016. http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/calj/article/viewFile/8403/11448ARAÚJO,  Antonia Dilamar. Gêneros multimodais: mapeando pesquisas no Brasil.
Linguagem em Foco, v. 3, n. 5, p. 13- 24, 2011. http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/Linguagem%20em%20Foco%202011_2.pdf

ARAÚJO,  Júlio César; DIEB,  Messias (Orgs.). Letramentos na Web. Gêneros, Interação e Ensino. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2009. http://www.youblisher.com/pdf/636712


ARAUJO,  Rosilma Diniz. Gramática  Visual:  Trazendo  à  Visibilidade Imagens  do  Livro  Didático  de  LE. Signum. Estud. Ling., Londrina, v. 14, n. 2, p. 61-84, 2011. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/viewFile/8534/9583

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; NASCIMENTO, Dorinaldo dos Santos; OLIVEIRA, Vanusia Maria dos Santos. A autoria na composição verbovocovisual de minicontos multimodais a partir de selfies. Fórum linguistico, Florianópolis, v. 13, n.3, p.1492 - 1505, jul./ set.2016. https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2016v13n3p1492

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis; NUNES,  Tiago Alves. Multimodalidade, letramento visual e ensino de espanhol: algumas questões (im)pertinentes.  In: ERES FERNÀNDEZ,  Gretel; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis; SILVA, Antonio Messias Nogueira da (Orgs.). Enseñanza y aprendizaje del español en Brasil: aspectos lingüísticos, discursivos e interculturales. Brasilia, DF: Consejería de Educación de la Embajada de España, 2016, p. 115.
http://www.mecd.gob.es/brasil/dms/consejerias-exteriores/brasil/2016/publicaciones/ensenanza-aprendizaje.pdf

BARBOSA,  Bruna Carolini; ALMEIDA,  Ana Lúcia de Campos. Multiletramentos em perspectiva: o infográfico web como recurso didático. XI Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas- SEPECH Humanidades, Londrina, 27 a 29 de julho de 2016.
http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/socialsciencesproceedings/xi-sepech/gt5_160.pdf

BARBOSA, Vânia Soares; ARAÚJO,  Antonia Dilamar;  ARAGÃO,  Cleudene de Oliveira. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 16, n. 4, p. 623-650, 2016.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820169909

BARBOSA, Vânia Soares; ARAÚJO, Antônia Dilamar. Multimodalidade e letramento visual: Um estudo piloto de atividades de leitura disponíveis em sítio eletrônico. Revista da ANPOLL (Online), v. 1, n. 37, p. 17-36, 2014. https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/824

BEVILAQUA,  Raquel. Novos estudos de letramento e multiletramentos: divergências e confluências. RevLet. Revista Virtual de Letras, v. 5, n. 1, p. 99-114, jan./jul.2013. http://revlet.com.br/artigos/175.pdf

BEZERRA, Fabio. Multimodality in the EFL Classroom. Brazilian English Language Teaching Journal (BELT), v. 2, n. 2, p. 167-177, 2012. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/9671


BORGES, Andrea Barreto. Reflexões sobre as práticas de multiletramento no contexto das TICs. In: Anais eletrónicos do IX SELIMEL, 2015. Universidade Federal de Campina Grande, 2016. http://www.selimel.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Andrea-gt-3-1.pdf


BULL, Geoff;  ANSTEY, Michèle. Evolving pedagogies, reading and writing in a multimodal world.  Australia: Education Services Australia. 2010.

BURSET, Silvia, BOSCH, Emma; PUJOLÀ, Joan-Tomàs.  A study of multimodal discourse in the design of interactive digital material for language learning. In:  PAREJA-LORA, Antonio; CALLE-MARTÍNEZ, Cristina; RODRÍGUEZ-ARANCÓN (Eds.). New perspectives on teaching and working with languages in the digital era. Dublin: Research-publishing.net, 2016, p. 163-172. http://dx.doi.org/10.14705/rpnet.2016.tislid2014.431


CABORNERO,  Eduardo;  GARCÍA PAREJO,  Isabel. Aproximación a la multiliteracidad en el nivel 1 de ESPA: elaboración de un diaporama sobre derechos humanos a partir de la novela En un lugar del Atlántico. Didáctica. Lengua y Literatura, v. 24, p. 159-189, 2012.
https://revistas.ucm.es/index.php/DIDA/article/download/39921

CALLOW,  Jon. The Shape of Text to Come: how image and text work. Primary English Teaching Association. Australia (PETAA), 2013. https://www.academia.edu/21859228/The_Shape_of_Text_to_Come_how_image_and_text_work
ver site relacionado:  http://www.petaa.edu.au/imis_prod/w/Publications/PETAA_Book_Extras/w/Publications/PETAA_book_extras/tsottc.aspx

CALLOW,  Jon. Show Me: Principles for Assessing Students’ Visual Literacy. The Reading Teacher, v. 61, n. 8, p. 616-626, 2008.
https://www.academia.edu/21859220/Show_Me_Principles_for_Assessing_Students_Visual_Literacy

CALLOW,  Jon. Images, politics and multiliteracies: Using a visual metalanguage. Australian Journal of Language and Literacy, v. 29, n. 1, p. 7–23, 2006. http://one2oneheights.pbworks.com/f/Images,+politics+and+multiliteracies.pdf

CALLOW,  Jon. Literacy and the visual: Broadening our vision. English Teaching: Practice and Critique, v. 4, n. 1,  p. 6-19, May 2005. https://edlinked.soe.waikato.ac.nz/research/journal/view.php?article=true&id=77&p=1

CARVALHO,  Andrea Galvão de. El texto verbal y no verbal: una propuesta didáctica para la enseñanza de ELE.  In: BENGOCHEA,  Natalia; VILAR,  Milagros Maria (Compiladoras). Actas del Segundo Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur; Buenos Aires: Casa do Brasil, Universidad de Buenos Aires, 2014, p. 377-385. http://www.escrituraylectura.com.ar/ciplom/Actas-Congreso-Ciplom-2.pdf

CARVALHO,  Márcia Pereira de; SANTIAGO,  Camila; LIBERALI,  Fernanda. Atividade Social e Multiletramento: Um novo olhar para o ensino de língua inglesa para crianças em contexto de escola pública. Fólio. Revista de Letras, v. 6, n. 2, p. 253-278, jul./dez. 2014. http://periodicos.uesb.br/index.php/folio/article/view/4563


CARVALHO, Sâmia Alves. Interações imagem-texto: uma análise de composições multimodais instrucionais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 16, n. 4, p. 547-573,  2016.   http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820169906

CARVALHO,  Sâmia Alves; ARAGÃO,  Cleudene de Oliveira. Os caminhos do letramento visual: uma análise de material didático virtual. Estudos Anglo Americanos, n. 44, p. 9-34, 2015.
http://nexos.ufsc.br/index.php/reaa/article/viewFile/1274/662

CASSANY,  Daniel; CASTELLÀ,  Josep M. Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva, v. 28, n. 2, p. 353-374, 2010.  https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p353

CATTO, Nathalia Rodrigues. A relação entre o letramento multimodal e os multiletramentos na literatura contemporânea: alinhamentos e distanciamentos. Fórum Linguístico, v. 10, n. 2, p. 157-163, out. 2013. http://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2013v10n2p157 


CATTO, Nathalia Rodrigues. Letramento multimodal: participação em gêneros discursivos multimodais em livros didáticos de língua inglesa. Pesquisas em Discurso Pedagógico, v. 2, p. 1, 2013. http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/22446/22446.PDF


CAVICCHIOLI, Gabriela Spagnuolo. As competências audiovisuais e os novos letramentos na escola. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/157278


CERIGATTO,  Mariana Pícaro. Novos letramentos da informação. Anais do Encontro Internacional Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva, v. 12, n. 1, 2016. http://www.walterlima.jor.br/anaistecccog/index.php/anais/article/view/52

CHACÓN MÉNDEZ, Adriana. La Multimodalidad del cómic: Una experiencia de lectura de imágenes en los primeros grados escolares. Enunciación, v. 20, n. 2, 2015, p. http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/enunc/article/view/9728

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. "Multialfabetización": nuevas alfabetizaciones, nuevas formas de aprendizaje. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n. 16, 2, p. 53-91, Enero-Junio 2010a. [trad. de “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning. Pedagogies: An International Journal, v. 4, p. 164–195, 2009.]

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Gramática de la multimodalidad. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n° 98-99, p. 93-152, Enero-Junio 2010b. [trad. de A grammar of multimodality. The International Journal of Learning, 16, 2, p. 361-425, 2009.]


CÔRREA,  Hércules Tolêdo;  DIAS,  Daniela Rodrigues. Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, v. 55, n. 2, p. 455-479, 2016.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000200241&lng=en&tlng=en

COSTA, Elizangela Patrícia Moreira da. A Multimodalidade nas atividades de leitura em livros didáticos do ensino médio: um estudo enunciativo-discursivo. Cuiabá: UFMT, 2011, 156f, Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) Universidade Federal de Mato Grosso, 2011. http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/9261730ef5194d5033f9f8b8fbe3ba62.pdf

COSTA,  Giselda dos Santos. Visualização: A quinta habilidade linguística no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Linguagem em foco. Revista do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, v. 35, n. 5, p. 167-181, 2011. http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/Linguagem%20em%20Foco%202011_2.pdf


DANIELSSON,  Kristina; SELANDER,  Staffan. Reading Multimodal Texts for Learning – a Model for Cultivating Multimodal Literacy. Designs for Learning, v. 8, n. 1, p. 25–36, 2016. http://www.designsforlearning.nu/articles/10.16993/dfl.72/


DIAS, Reinildes. Gêneros digitais e multimodalidade: oportunidades on-line para a escrita e a produção oral em inglês no contexto da educação básica. In: ______; DELL`ISOLA,  Regina Lúcia Péret (Orgs.). Gêneros textuais e prática de ensino em LE. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012, p. 295-315.

DIAS, Reinildes; PIMENTA, Sônia Maria de Oliveira. Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 711-733. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820156305

DIONISIO,  Angela Paiva (Org.). Multimodalidades e Leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais, Recife: Pipa Comunicação, 2014. http://pibidletras.com.br/serie-experimentando-teorias/ET1-Multimodalidades-e-Leituras.pdf

DOMÍNGUEZ ROMERO,  Elena; MAÍZ ARÉVALO,  Carmen. Multimodality and listening comprehension: testing and implementing classroom material. Language Value, v. 2, n. 1, p. 100-139,  December 2010. http://www.languagevalue.uji.es/index.php/languagevalue/article/view/44/40

DUARTE,  Ana Paula Andrade. Exploração da multimodalidade em livros didáticos de  Português - Língua Adicional e Língua Materna. 2017. 149f. Dissertação (Mestrado -  Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. http://poslin.letras.ufmg.br/defesas/1770M.pdf

DUARTE, Viviane Martins. Textos multimodais e letramento. Habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de alunos do ensino médio. 219p. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ARCO-7FVRTQ

DUBOC, Ana Paula Martinez. Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos. EAE. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 664-687, set/dez 2015. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3628

FANDIÑO PARRA, Yamith José; RAMOS HOLGUÍN, Bertha, BERMUDEZ JIMÉNEZ, Jenny; ARENAS REYES, Julio César. Nuevos discursos en la formación docente en lengua materna y extranjera en Colombia. Educación y educadores, v. 19, n. 1, p. 46-64, 2016. http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/5204

FARIAS, Miguel Angel; OBILINOVIC, Katica; ORREGO, Roxana. Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas ,  v. 50, n. 1, p. 133-151, Junho  2011. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132011000100008

FAÇANHA, Maria Amália Vargas; LUCENA, Simone. Práticas de formação no contexto da cibercultura: multimodalidade e multirreferencialidade no ensino de Inglês.  Interfaces Científicas. Educação, v. 6, n. 1, p. 137-148, 2017. https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/4540

FERNANDES, Cristiana de Almeida; NOJIMA, Vera Lúcia dos Santos; MALFACINI, Ana Cristina dos Santos; VAREA, Jesús Jiménez. Quadrinhos em sala de aula: contribuições de design no letramento da educação básica. In: 12° P&D 2016. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Blucher Design Proceedings, n. 2, v. 9, Outubro de 2016, p. 2677-2688.
http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/quadrinhos-em-sala-de-aula-contribuies-de-design-no-letramento-da-educao-bsica-24465

FERRAZ,  Daniel de Mello. Visual Literacy: the interpretation of images in English classes. 
Revista Eventos Pedagógicos, v.5, n.1 (10. ed.), núm. esp., p. 16 - 28, jan./maio 2014. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1403

FERRAZ, Daniel de Mello; NOGAROL, Isabele Vianna. Os multiletramentos na aprendizagem de línguas por estudantes de licenciatura em Letras-Inglês. Texto Livre, v, 10, n. 1, p. 198-214, 2017. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/11488

FERRAZ, Janaína de Aquino; ALMEIDA, Camila Cynara Lima de. Ressemiotização de textos literários em livros didáticos de português brasileiro para estrangeiros: uma análise multimodal. RevLet, v. 8, n. 1, p. 178-196, 2016. http://www.revlet.com.br/artigo/361

FERRAZ, Janaína de Aquino; VIEIRA, Josenia Antunes. Multimodalidade: contato entre diferentes semioses em livros didáticos. PAPIA. Revista Brasileira de Estudos Crioulos e Similares, v. 21, p. 135-150, 2011. http://revistas.fflch.usp.br/papia/article/view/1699

FERREIRA,  Giovani;  TAKAKI,  Nara  Hiroko.  Epistemologias  de  novos  e  múltiplos letramentos,  identidade  pós-moderna:  repensando  perspectivas  para  o  ensino  e aprendizagem de línguas.  Revista Primeira Escrita, Aquidauana,  n. 1, p. 119-133,  nov. 2014. http://seer.ufms.br/index.php/revpres/article/download/197/102

FREDERICO, Aline. O futuro do leitor ou o leitor do futuro: o livro infantil interativo e os letramentos múltiplos. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, p. 101-120, 2016. http://www.cadernosdeletras.uff.br/index.php/cadernosdeletras/article/view/195


FREITAS,  Ernani Cesar de. Gêneros textuais, multimodalidade e ensino: práticas discursivas e letramento na contemporaneidade. In: BENGOCHEA,  Natalia; VILAR,  Milagros Maria (Compiladoras). Actas del Segundo Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur; Buenos Aires: Casa do Brasil, Universidad de Buenos Aires, 2014, p. 268-276. http://www.escrituraylectura.com.ar/ciplom/Actas-Congreso-Ciplom-2.pdf

GAMBIN,  Aline; FELTES,  Heloísa Pedroso de Moraes. Multimodalidade na comunicação publicitária: estudo de caso e questões metodológicas. Antares,  v. 7, n. 14, p. 29-82,  jul./dez 2015. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3827

GAYDECZKA, Beatriz, KARWOSKI, Acir Mário. Pedagogia dos multiletramentos e desafios para uso das novas tecnologias digitais em sala de aula no ensino de língua portuguesa. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.18, n.1, p. 151-174, jan./jun. 2015. http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/1308

GOMES, Claudia dos SantoS. Imagens meméticas e a comunic(ação) na web: um experimento analítico, reflexões e aplicabilidades acerca do discurso multimodal do Facebook. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 8, n. 5, 2015. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/9298

GOMES,  Cláudia;  PINHEIRO,  Petrilson Alan. Multi/Novos letramentos em ambiente digital: uma análise do Google Search Education. Revista do GEL, v. 12, n. 1, p. 109-138, 2015. http://revistadogel.gel.org.br/rg/article/view/406

GOMES,  Rosivaldo. Leitura de gêneros multissemióticos e multiletramentos em materiais didáticos impressos e digitais de língua portuguesa do do Ensino Médio. tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2017.
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/325318/1/Gomes_Rosivaldo_D.pdf

GONZÁLEZ ROMERO,  Rocío. Análisis holístico, diacrónico y multimodal de libros de texto de inglés como lengua extranjera: una nueva forma de mejorar la comprensión. Foro de Educación, v. 13, n. 19, p. 343-356, 2015. http://forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/367

GONZÁLEZ ROMERO,  Rocío. Multimodality and English as a Foreign Language: Image-Text Interaction for Enhancing Students’ Reading comprehension (Trabajo fin de master). Universidad Complutense de Madrid, E-Prints Complutense, 2012. http://eprints.ucm.es/17101

GUALBERTO, Clarice Lage. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual, 2016. 179 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, 2016.

GUALBERTO, Clarice Lage. Multiletramentos a partir da Gramática do Design Visual: Possibilidades e reflexões. In: Anais do SILEL. XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia: EDUFU, 2013. v. 3. http://www.ileel2.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/705.pdf

HEBERLE,  Viviane M. Multimodalidade e multiletramento: pelo estudo da linguagem como prática social multissemiótica. In: K. Silva; F. Daniel; S. Marques (Org.). A formação de professores de línguas: Novos olhares Volume II. 1ed.Campinas: Pontes, 2012, v. 2, p. 83-106.


HEBERLE,  Viviane. Multimodal  literacy  for  teenage EFL  students.  Caderno  de Letras  (UFRJ), n.  27, p. 101-116, 2010.  http://www.letras.ufrj.br/anglo_germanicas/cadernos/numeros/122010/textos/cl301220100viviane.pdf


HEMAIS, Barbara. Multimodalidade: enfoque para o professor de ensino médio. Janela de Ideias, 2010. http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/janeladeideias/biblioteca/B_Multimodalidade.pdf


HEMAIS, Barbara Jane Wilcox. A visualidade nos livros diáticos de inglês-LE. In: Anais do SILEL, v. 1. Uberlândia: EDUDFU, 2009. http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2009_gt_lg16_artigo_2.pdf

HIIPPALA, Tuomo. A bibliography of multimodal research: 1980s — 2015. Zenodo, 2015. http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.32450

HOLANDA,  Maria Eldelita Franco . A multimodalidade: a imagem como composição em Interchange Intro.  Linguagem em Foco. v. 3, n. 5, p. 129-144, 2011. http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/Linguagem%20em%20Foco%202011_2.pdf

KABALINA,  Yana. Toward a Multimodal Critical Discourse Analysis of Internet Memes Associated with Russian and American Leading Political Figures. Master Thesis. National Sun Yat-sen University. September 2017.
http://etd.lib.nsysu.edu.tw/ETD-db/ETD-search/view_etd?URN=etd-0822117-055322

KALANTZIS, Mary; COPE,  Bill.  Language Education and Multiliteracies. In:  S. May;  N. H. Hornberger (Eds). Encyclopedia of Language and Education, 2nd Edition, v. 1 "Language Policy and Political Issues in Education", Springer Science/Business Media LLC, 2008, p. 195– 211. http://newlearningonline.com/_uploads/springerhandbook.pdf

KNOBEL,  Michele; LANKSHEAR,  Colin. Online Memes, Affinities and Cultural Production. In: KNOBEL,  M.; LANSKHEAR,  C. (Eds.) A new Literacies Sampler. New York: Peter Lang, 2007, p. 199-227. 


KRESS,  Gunther. Semiotic work. Applied Linguistics and a social semiotic account. AILA Review, v. 28, n. 1,  p. 49-71, 2015. http://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/aila.28.03kre

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York/London: Routledge, 2010.

LACERDA, Débora Cristhine Leite; ARAÚJO, Philipe Pereira Borba de; COSTA, Marco
Antônio Margarido. Leitura multimodal: contribuições para o ensino de língua espanhola.
In: Anais IV SINALGE. IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017.
http://editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1292_15032017155602.pdf

LEFFA,  Vilson;  IRALA,  Valesca. O vídeo e a construção da solidariedade na aprendizagem de LE. In: SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA,  Sávio (Orgs.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições, Salvador: EDUFBA, 2012, p. 83-108.
http://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/16424/1/MATERIAISDIDATICOS_Repositorio.pdf

LEMKE, Jay. Letramento metamidiatico: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguistica Aplicada, v. 49, n. 2, p. 455-479. 2010. [Translation of Metamedia Literacy: Transforming Meanings and Media, 1998]. http://w3.ufsm.br/desireemroth/images/stories/fruit/pdf/LETRAMENTO_METAMIDITICO_Lemke_Ftima_Tamamnini.pdf


LEPPÄNEN,  Sirpa et al. Entextualization and resemiotization as resources for (dis)identification in social media. Tilburg Papers in Culture Studies, n. 57, 2013.  http://www.productie.gx.uvt.nl/upload/a3d5524e-4413-4772-9f96-9fe0ee714c6f_TPCS_57_Leppanen-etal.pdf

LIBERALI,  Fernanda et al. Projeto DIGIT-M-ED BRASIL: Uma proposta de desencapsulação da aprendizagem escolar por meio dos multiletramentos. Revista Prolíngua, v. 10, n. 3, p. 2-17, nov./dez. de 2015. http://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/28690

LIMA,  Ana Maria Pereira; PINHEIRO,  Regina Cláudia. Os multiletramentos nas aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. Linguagem & Ensino, v. 18, n. 2, p. 327-354, 2015. http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/1351

LOUREIRO,  Valéria Jane Siqueira. Novos letramentos na cultura digital para a formação docente
em espanhol como língua adicional. In: MENEZES, Andreia dos Santos;  MÍGUEZ, Antón Castro;  ELIAS,  Neide (Orgs.). Anais do 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol e do 1º Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação. São Carlos, 28-31 de julho de 2015 - APEESP, UFSCar,  Unifesp. Porto Alegre: Revolução eBook, 2017, p. 605-616

MACIEL,  Ruberval Franco; TAKAKI, Nara Hiroko. Novos letramentos pelos memes: muito além do ensino de línguas. In: DE JESUS, Dánie Marcelo; MACIEL, Ruberval Franco (Orgs.) Olhares Sobre Tecnologias Digitais: Linguagens, Ensino, Formação e Prática Docente, 2015, p. 53-82. 

MARENCO, Anna Raphaella de Lima; COSTA,  Marco Antonio Margarido. A formação da leitura multimodal: conceitos e perspectivas teóricas. In: MARTINS, Marco Antonio; SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de; CAMPOS, Sulemi Fabiano (Orgs.). Anais da XXV Jornada Nacional do GELNE, Natal, RN, 01 a 03 de outubro de 2014. Natal, RN: EDUFRN, 2014. http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2014/anexos/514.pdf

MARTÍNEZ LIROLA,  María. Propuesta de enseñanza multimodal en una asignatura de lengua inglesa. Encuentro. Revista de investigación e innovación en la clase de idiomas, n. 23, diciembre de 2014. http://www.encuentrojournal.org/textos/Mtnez%20Lirola_Propuesta%20de%20ense_anza_3.pdf

MARTOS GARCÍA,  Alberto E. Poemas y cuentos con pictogramas como recurso para la lectura, escritura y otras habilidades comunicativas. Glosas Didácticas, n. 17, p. 49-63, 2008. http://www.um.es/glosasdidacticas/numeros/GD17/05.pdf

MATTOS, Andrea Machado de Almeida. Novos Letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI. Revista X, v. 1, n. 1, nov. 2011. http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/revistax/article/view/22474/16915

MELÃO,  Priscila Aguiar, LOUSADA,  Eliane Gouvêa. As contribuições do gênero textual anúncio publicitário para o ensino-aprendizagem do francês: a capacidade de argumentar e a variedade linguística e cultural através da linguagem verbal e visual. Revista Moara, n.42, p. 161-180, jul.-dez. 2014. http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/viewFile/161/2406 


MONTE MÓR,  Walkyria. O ensino de línguas estrangeiras e a perspectiva dos letramentos. In: BARROS, Cristiano Silva de; COSTA,  Elzimar Goettenauer de Marins (Orgs.). Se hace camino al andar: reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2012, p. 37-50.  http://www.letras.ufmg.br/site/E-livros/Se%20hace%20camino%20al%20andar-reflexoes%20em%20torno%20do%20ensino%20de%20espanhol%20na%20escola.pdf


MONTE MÓR,  Walkyria. Multimodalidades e comunicação: antigas novas questões no ensino de línguas estrangeiras. Letras & Letras, v. 26, n. 2,p. 469-476, 2010. http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/13106


MOREIRA, Hiran Nogueira. As relações entre os modos visual e verbal em atividades de compreensão leitora: Um estudo da multimodalidade em coleções didáticas de espanhol/língua estrangeira. 2013, 174f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada) Centro de Humanidades, Universidade estadual de Ceará. Fortaleza, 2013. http://www.uece.br/posla/dmdocuments/Hiran%20Nogueira%20Moreira


NASCIMENTO, Roseli Gonçalves do; BEZERRA, Fábio Alexandre Silva; HEBERLE, Viviane Maria. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, v.14, n.2, p. 529-552, jul./dez. 2011. http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/38


NOVELLINO,  Marcia Olivé.  Imagens em movimento: a multimodalidade no material para o ensino de inglês como língua estrangeira. 2012. 243f. Tese (Pós-Graduação em Letras), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), 2012.  http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=20588@1


NOVELLINO,  Marcia Olivé. Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: Análise de suas funções e significados. 2007. 203f.  Dissertação (Pós-Graduação em Letras), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), 2007.  http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=10597@1


OLIVEIRA, Marcos Antonio; MALTA, Daniela Paula Lima Nunes; AQUINO, Alisson Arlindo Silva. Práticas de letramento e multimodalidade: uma análise sobre o uso do gênero “meme” na sala de aula. Revista do GELNE, v. 19, n. 2, p. 61-75, 2017. https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12046

OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 184-205, Ago./Dez. 2014. http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19345

OLIVEIRA, Sara. Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira.  Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 47, n. 1, p. 91-117, 2008. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100006

OLIVEIRA,  Sara. Explorando o texto visual em sala de aula. Trabalhos em linguística Aplicada, v. 46, n. 2, p. 181-197, July/Dec. 2007.  http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132007000200004&script=sci_arttext

OLIVEIRA, Sara. Texto visual e leitura crítica: o dito, o omitido, o sugerido.  Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 15-39, jan./jun. 2006. http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/174

OTTONI, Maria Aparecida Resende et al. A presença e a abordagem de gêneros multimodais em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio. Polifonia, v. 17, n. 21, p. 85-116, 2010. http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/download/6/6

PAES DE BARROS,  Cláudia Graziano; COSTA, Elizangela Patrícia Moreira da. Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual? Bakhtiniana, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 38-56, Jul./Dez. 2012.

http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10605


PAES DE BARROS,  Cláudia Graziano. Capacidades  de  leitura  de  textos  multimodais. Polifonia, Cuiabá, v, 16, n. 19, p. 161-186, 2009. http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/download/986/764

PAIVA, Francis Arthuso. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alumnos de 1ª série do Ensino Médio. Revista l@el em (dis-)curso, v. 3, n. 1, p. 87-101, 2011. http://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905


PIMENTA,  Sônia Maria de Oliveira. Multimodalidade e letramento: análise da propaganda Carrossel. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 10, n. 1, p. 127-149, jan./jun. 2014.  http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/4100


PINHEIRO, Larisse Lázaro Santos; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys. Efeito retroativo e multimodalidade no ENEM: análise de questões de inglês e espanhol. Signum: Estudos da Linguagem, v. 20, n. 1, p. 136-166, 2017. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/25503 


PINHEIRO, Michelle Soares. Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita. Revista Brasileira de Linguística Aplicada,  v. 16, n. 4, p.575-593, 2016.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820159956

PINHEIRO, Petrilson Alan. Sobre o manifesto "A pedagogy of multiliteracies: designing social futures" - 20 anos depois. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas,  v. 55, n. 2, p. 525-530,  2016. http://dx.doi.org/10.1590/010318135166183471

PINHEIRO,  Petrilson Alan. A era do "multissinóptico": que (novos) letramentos estão em jogo? Educação em Revista (Belo Horizonte), v. 30, n. 2, p. 137-160, Abril-Junho 2014. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-46982014000200007&lng=pt&nrm=iso

PINTON, Francieli Matzenbacher; STEFANELLO, Claridiane de Camargo; SANTOS, Marciele Marques dos. A multimodalidade na escola: análise crítica do gênero capa de revista. Revista de Letras Norte@mentos. Estudos Linguísticos, Sinop, v. 8, n. 16, p. 197-208, jul./dez. 2015.
http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/1892

PLASTINA,  Anna Franca. Multimodality in English for specific purposes: Reconceptualizing meaning-making practices. Revista de Lenguas para Fines Específicos, 19, p. 372-396, 2013.  http://www.servicios.ulpgc.es/publicaciones/JPortal25/images/revistas/RLFE19/Cap6RLFE19.pdf

PORDEUS, Marcel Pereira; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEMOS, Ana Cátia Silva de. Multimodalidade e metafunção composicional em e-mails promocionais. Raído, v. 10, n 24, p. 176-191, 2016. http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4911


PORRATA DORIA, Glòria Bordons. Poesia contemporánea en el aula: Experimentalidad, multimodalidad e interdisciplinariedad como formas de reflexión, creación y emoción.  Edetania: estudios y propuestas socio-educativas,  n. 49, p. 45-60, Julio 2016. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5593050

PROCÓPIO, Renata Bittencourt; SOUZA, Patrícia Nora de.  Os recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 31, n. 2, p. 139-146, 2009. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/8421

PUJOL DAHME, Ana. La alfabetización académica desde una perspectiva multidimensional. Revista Fuentes,  n. 17, p. 67-87, dic. 2015. ISSN 2172-7775. https://ojs.publius.us.es/ojs/index.php/fuentes/article/view/2317

PUZZO, Miriam Bauab. A linguagem verbo-visual na constituição de sentido em capas da revista Veja. Revista Intercâmbio, v. 25, p.92-105, 2012. http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10135

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais. Leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

RIBEIRO,  Ana Elisa. Questões de multimodalidade e produção de  sentidos em charges sobre o programa Mais Médicos.  Letras, Santa Maria, v. 26, n. 52, p. 49-71, jan./jun. 2016. https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/25322

RIBEIRO, Ana Elisa. Tecnologia e poder semiótico: escrever, hoje. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 112-123, 2015. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/8681

RIBEIRO, Ana Elisa . Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo (UNISC. Online), v. 38, n. 64, p. 21-34, 2013. https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3714

RIBEIRO, Raquel Ferreira. Multimodalidade na sala de aula de inglês: práticas pedagógicas do professor. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará,  Fortaleza, 2013. http://www.uece.br/posla/dmdocuments/Raquelferreira


ROJO,  Roxane; ABRANTES,  Rodrigo; REINA,  Leticia. Leitura digital em sala de aula. Programa de disseminação de experiências pedagógicas de sucesso. Guten, 2016.   http://www.gutennews.com.br/leitura-digital/Artigo.pdf

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos. Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ______; MOURA,  Eduardo (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.


ROWSELL,  Jenniffer; WALSH,  Maureen Repensar la letroescritura para nuevos tiempos: multimodalidad, multiliteracidades y nuevas alfabetizaciones. Enunciación, v. 20, n. 1, p. 141-150, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.14483/udistrital.jour.enunc.2015.1.a10
[ver texto original "Rethinking Literacy Education in New Times: Multimodality, Multiliteracies, & New Literacies" http://brock.scholarsportal.info/journals/brocked/home/article/viewFile/236/174].

ROSA, Marluza Terezinha da. Imagens não só ilustram, palavras não só descrevem: leitura e efeitos de sentido na tessitura verbo-imagética. Letras & Letras, v. 32, n. 3, p. 45-67, nov. 2016. http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/33644


ROYCE,  Terry. Linking the visual and the verbal: developing multimodal academic literacy. Etai Forum, v. XXII, n. 1, p. 55-59, 2010. http://www.etai.org.il/documents/ETAI-Forum-Vol.-XXII-No.-1-Winter-2010-Conference-Selections.pdf

ROYCE, Terry. Multimodal communicative competence in second language contexts. In: ______; BOWCHER,  W.  (Ed.).  New  directions  in  the  analysis  of  multimodal  discourse.  Mahwah,  NJ: Lawrence Erlbaum, 2007, p. 361-403. http://www.forlingua.com/downloads/Chap12Royce-Erlbaum.pdf

ROYCE, Terry. Multimodality in  the  TESOL Classroom: Exploring Visual-Verbal Synergy. TESOL QUARTERLY, v. 36, n. 2, , p. 191-205, Summer 2002. http://esoluk.co.uk/digibooks/pdfs/Multimodality_TESOL_Classroom.pdf


SAMPAIO, Maria Lucia Pessoa; BRITO, Francisca Francione Vieira de. Gênero digital: A multimodalidade ressignificando o ler/escrever. Signo, v. 38, n. 64, 2013. http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3456


SANDRETTO,  Susan;  TILSON, Jane. “The problem with the future is that it keeps turning into the present”. Preparing your students for their critically multiliterate future today, SET, Research Information for Teachers, p. 51-60, Set. 2014.

http://blogs.otago.ac.nz/multiliteracies/files/2015/03/Sandretto_Tilson_2014.pdf

SANTOS, Katia Simonetti dos Santos. Research on multimodality in the context of highly qualified national scientific journals: a cartographic study. Entrepalavras, v. 7, n. 1, p. 449-477, 2017. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/909


SANTOS, Leonel Andrade dos; ARAÚJO, Júlio. La sintaxis del lenguaje visual en la enseñanza de la producción de historietas en clases de portugués como lengua materna. In: BENGOCHEA,  Natalia; VILAR,  Milagros Maria (Compiladores.). Actas del Segundo Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur; Buenos Aires: Casa do Brasil, Universidad de Buenos Aires, 2014, p. 803-811. http://www.escrituraylectura.com.ar/ciplom/Actas-Congreso-Ciplom-2.pdf

SANTOS,  Samuel Rodrigues dos. Multiletramentos e ensino de línguas. Ao pé da letra. Revista dos alunos de graduação em letras, v.11, n. 1, p. 83-95,  2009. http://www.revistaaopedaletra.net/volumes/Volume%2011.1/vol11.1-Samuel_Rodrigues_Santos.pdf


SANTOS, Záira Bonfante dos. O ensino de leitura em língua adicional sob a ótica das multimodalidades. Kiri-Kerê, v. 2, p. 155-177, 2017. http://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/15758/0

SANTOS,  Záira Bonfante dos; PIMENTA,  Sônia Maria Oliveira. Da semiótica social à multimodalidade: a orquestração de significados. CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 12, n. 2, 2014. http://seer.fclar.unesp.br/casa/article/view/7243

SEGOVIA AGUILAR, Blas; RACIONERO SILES, Flora. Educar para la cultura visual, ¿Un reto o una necesidad?. Una propuesta metodológica. Revista Investigación en la Escuela, n. 85, p. 87-100, 2015. http://www.investigacionenlaescuela.es/articulos/R85/R85-7.pdf


SELANDER, Staffan. Designs for learning – A Theoretical Perspective. Designs for Learning, v. 1, n. 1, p. 10–22, 2008a. http://www.designsforlearning.nu/articles/abstract/10.16993/dfl.5/

SELANDER, Staffan. Designs of Learning and the Formation and Transformation of Knowledge in an Era of Globalization, Studies in Philosophy and Education, v. 27, n. 4, p. 267-281, July 2008b. http://link.springer.com/article/10.1007/s11217-007-9068-9


SELVATICI,  Vera Lucia Carvalho Grade. Letramento visual e ensino de produção de texto: o encontro do aprendiz com textos multimodais em atividades de escrita em inglês - língua estrangeira. 2009. 109 f. Tese (Doutorado em Letras). Departamento de Letras. Centro de Teologia e Ciências Humanas. Pontíficia Universidade Católica de Rio de Janeiro,  2009. http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@1



SERAFINI,  Frank. Multimodal Literacy: From Theories to Practices. Language Arts, v. 92, n. 6, p. 412- 423, July 2015.

SERAFINI,  Frank. Reading the Visual: An Introduction to Teaching Multimodal Literacy. Teachers College Press, 2013.

SERAFINI, Frank. Reading Multimodal Texts in the 21st Century. Research in the Schools, v. 19, n. 1, p. 26-32, 2012a. http://dtm10.cep.msstate.edu/Rits_191/Rits_191_Serafini_3.pdf

SERAFINI, Frank. Expanding the four resources model: reading visual and multi-modal texts. Pedagogies: An International Journal. v. 7, n. 2, p. 150-164, 2012b. http://www.frankserafini.com/publications/serafini-four-resources.pdf


SERAFINI,  Frank. Expanding  perspectives  for comprehending visual  images in multimodal texts.  Journal  of  Adolescent  &  Adult Literacy, v. 54, p, 342-350, 2011. http://www.frankserafini.com/publications/serafini-jaal.pdf

SERAFINI, Frank. Reading multimodal texts: perceptual, structural and ideological
perspectives. Children’s Literature in Education. 22, p. 70-89, 2010.
http://www.frankserafini.com/publications/serafini-3-vis-perspectives.pdf

SCHMITT, Briane; FREITAS, Ernani Cesar de; GONÇALVES, Iverton Gessé Ribeiro. Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva. Cadernos de Comunicação, Santa Maria, v.21, n.2, p.30 de 31, maio/ago.2017.
https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/25011

SILVA, Daniela Teixeira Leite da. Multimodalidade nos cadernos de Língua Portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo: uma proposta de multiletramento. Intercâmbio. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, v. 32, p. 48-65, 2016. http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/29249

SILVA, Marcela Regina Vasconcelos da. Multimodalidade e hipertexto: uma análise do site Hora do ENEM. Entrepalavras, v. 7, n. 1, p. 434-448, 2017.
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/816

SILVA, Maria Eneida da. Leitura e escrita no ensino médio: demandas do multiletramento. 2016, 216f.  Dissertação [mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias] Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, Universidade Estadual de Goiás, 2016.
http://www.cdn.ueg.br/source/mielt/conteudoN/1307/Maria_Eneida_da_SilvaLeituraeescritanoEnsinoMdio.pdf

SILVA,  Maria Zenaide Valdivino de. O letramento multimodal crítico no ensino fundamental: investigando a relação entre a abordagem do livro didático de língua inglesa e a prática docente. Tese (doutorado) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós- Graduação em Linguística Aplicada, Fortaleza, 2016. http://www.uece.br/posla/dmdocuments/Tese_Maria%20Zenaide.pdf

SILVA,  Maria Zenaide Valdivino da; ARAÚJO,  Antonia Dilamar. Multimodalidade e ensino sob a ótica de língua inglesa da escola pública. Antares,  v. 7, n. 14, p. 313- 335, jul./dez 2015. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3838

SILVA, Marina Morena dos Santos e. Gravidade e a metáfora do (re)nascimento: letramento visual e multimodalidade. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 5, n. 1, 2016. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/10683

SILVA, Simone Batista. As contribuições da teoria dos multiletramentos na formação do professor de língua inglesa do Ensino Básico: reflexões iniciais. Revista X, v. 1, p. 61-75, 2012. http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/revistax/article/download/28275/19376

SILVINO, Flávia Felipe. Letramento Visual. Texto Livre. Linguagem e Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 167-170, 2014.  http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/6092

SOUSA,  Raimundo Expedito dos Santos; FERRETTI-SOARES, Vanessa Arlésia de Souza; SILVEIRA,  Ederson Luís. Multimodalidade e análise linguística: explorando o gênero anúncio publicitário.  Pesquisas em Discurso Pedagógico, ano 2015, n. 1.  http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/24805/24805.PDF

SOUZA, Jaime de Souza. #Selfienaurna, memes, imagens e fenômenos: propagações digitais e uma proposta multimodal e semiótico-social de análise. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 8, n. 5, 2015. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/8968

SOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e; MOURA, Ana Célia Clementino; PONTES, Valdecy de Oliveira. Los géneros discursivos híbridos como herramienta para la adquisición de la habilidad lectora en P/LM y en E/LE. Veredas atemática, v. 19, n. 2, p. 158-175, 2015. http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2015/04/9-SOUZA-MOURA-E-PONTES.pdf

SOUZA,  Rosana Santos de. Argumentação e Multimodalidade em anúncios publicitários: o quiz digital como alternativa para a formação crítica no ensino fundamental. Relatório de pesquisa (mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, 2016. https://bdtd.ufs.br/handle/tede/3442

SPERANDIO, Natália Elvira. O verbal e o imagético na construção das metáforas multimodais. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Palavra e imagem n. 44, p. 295-306, 2012. http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/44/dossie16

SPERANDIO, Natália Elvira. Multimodalidade e processamento metafórico em um texto digital: abordando o sentido a partir da interação entre o modo verbal e imagético. Hipertextus Revista Digital, n.8, 2012 

http://www.hipertextus.net/volume8/06-Hipertextus-Vol8-Natalia-Elvira-Sperandio.pdf

TAN, Jennifer Pei-Ling; MCWILLIAM, Erica L. (2009) From literacy to multiliteracies : diverse learners and pedagogical practice. Pedagogies: An International Journal, v. 4, n. 3, p. 213-225, 2009. http://eprints.qut.edu.au/26537

TEIXEIRA, Cristina Helena Evelyn Tinoco. A Multimodalidade do Gênero “Livro Didático de Língua Inglesa”: imagem, texto e função. 2008. 146f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), 2008. http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=12350@1

THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 69-92, 1996.

THEISEN, Jossemar de Matos; LEFFA, Vilson José; PINTO, Cândida Martins. A leitura de imagens na perspectiva dos letramentos visuais.  Ciências & Letras, n. 55, p. 105-119, jan./jun. 2014. http://seer3.fapa.com.br/index.php/arquivos/article/view/239

TINOCO CABRAL,  Ana Lúcia.   Leitura  de  textos  multimodais: simultaneidade  e  integração  na  construção  dos  sentidos. Intersecções, ano 6, n. 2, p. 89-106, 2013. http://www.anchieta.br/unianchieta/revistas/interseccoes/pdf/Interseccoes_Ano_6_Numero_2.pdf

UNSWORTH, Len. Image/text relations and intersemiosis: toward multimodaltexto description for multiliteracies education. In: BARBARA, Leila; BERBER SARDINHA, Tony (Eds.). Proceedings of the 33rd International Systemic Functional Congress (PUCSP, São Paulo, Brazil, 2006), 2007, p. 1165-1205. http://www.pucsp.br/isfc/proceedings/Artigos%20pdf/59pl_unsworth_1165a1205.pdf

UNSWORTH,  Len. Towards a metalanguage for multiliteracies education: Describing the meaning making resources of language-image interaction. English Teaching: Practice and Critique , v. 5, n. 1, p. 55-76, May 2006. http://education.waikato.ac.nz/research/files/etpc/2006v5n1art4.pdf


VELOSO, Francisco. O. Dourado. Pesquisa em multimodalidade: Por uma abordagem sociossemiótica. In: GONÇALVES, Adair Vieira; SILVA, Wagner Rodrigues. Visibilizar a Linguística Aplicada: Abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes, 2014, p. 155-180. http://www.researchgate.net/profile/Francisco_Dourado_Veloso/publication/276207239_Visibilizar_a_Linguistica_Aplicada_Abordagens_tericas_e_metodolgicas/links/5552946408ae6fd2d81d49b0.pdf

VENTURA, Lidnei; SOUZA, Thais Ehrhardt de; CRUZ, Dulce Márcia. Multiletramento e produção de identidade na sociedade contemporânea: analisando enunciados multimodais. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.23, n.1, p. 322-347, jan./jun.2015. http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/5831/pdf_14 

VIEIRA, Josenia Vieira; SILVESTRE, Carminda. Introdução à Multimodalidade: Contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Semiótica Social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015. http://www.cepadic.com/pdf/livro_multimodalidade.pdf

VIEIRA,  Mauricéia Silva de Paula.  A leitura de textos multissemióticos: novos desafios para velhos problemas. Anais do SIELP, v. 2, n.1. Uberlândia: EDUFU, 2012. http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2012/805.pdf

WINTER,  Daiane. Textos multimodais na aula de língua estrangeira. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 8, n. 5, 2015. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/8843

YOKOTA,  Rosa; POLIN,  Aline Cristina. HQs em manuais didáticos para o ensino de espanhol a brasileiros: de ilustração a gênero. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 8, n. 2, p. 319-332, ago/dez, 2016. http://www.revlet.com.br/artigos/392.pdf

ALGUMAS SUGESTÕES ADICIONAIS:

Glossário PIBID Letras (UFPE) http://www.pibidletras.com.br/publicacoes/glossario-pibid-letras/

Glossário MODE (Multimodal Terms) https://multimodalityglossary.wordpress.com/

Site New Learning online http://newlearningonline.com/


---------------------------------------------------------------------------------------------------
Outros:





Esta apresentação da professora Reinildes Dias pode ajudar na compreensão de  alguns conceitos básicos:


5 comentários:

  1. Professor Gonzalo Abio, estou encantada com a quantidade de informação registrada nestes textos. Lhe parabenizo pelo seu trabalho como exelente professor que busca transmitir tamanha riqueza por meio da leitura . Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Marilene. Você é uma pessoa curiosa e com sede de conhecimento. Parabéns.
    Abraços, Gonzalo

    ResponderExcluir
  3. Quanta honra ver a indicação de um texto meu por um mestre tão renomado! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Estou resenhando esse livro. Letramentos digitais do Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum. Letramentos digitais. Parábola Editorial, 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeimes. Esse é um livro muito bom e com certeza, pelo ato de fazer sua resenha, você vai aprender muito mais com ele. Boa sorte.

      Excluir