Referências: letramento crítico

AHOUR,  Touran; ZAFERANI,  Pardis. A Critical Visual Analysis of Gender Representation of ELT Materials from a Multimodal Perspective. The Journal of Applied Linguistics, v. 9, n.18, p. 78-98, Spring & Summer 2016. http://journals.iau.ir/article_526521_0.html

BAPTISTA, Livia Márcia Tiba Rádis (Org.) Autores e produtores de textos na contemporaneidade: multiletramentos, letramento crítico e ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

BAPTISTA,  Lívia Márcia Tiba Rádis. Traçando caminhos: letramento, letramento crítico e ensino de espanhol. In: BARROS,  Cristiano Silva de; COSTA,  Elzimar Goettenauer de Marins (Orgs.). Espanhol: Ensino Médio, col. Explorando o ensino. Espanhol v. 16, 2010, p. 119-136.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7836-2011-espanhol-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192

CASSANY,  Daniel. Aproximaciones a la lectura crítica: teoría, ejemplos y reflexiones. Tarbiya. Revista de investigación e innovación educativa, n. 32 , 113 -132, 1er semestre del 2003. http://www.uam.es/servicios/apoyodocencia/ice/iuceweb/publicaciones/tarbiya/2epoca/tarbiya%2032%20(3).pdf

CASSANY,  Daniel; CASTELLÀ,  Josep M. Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva, v. 28, n. 2, 353-374, jul./dez. 2010. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p353

COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Práticas de letramento crítico na formação de professores de línguas estrangeiras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 911-932, 2012. http://www.scielo.br/pdf/rbla/v12n4/v12n4a12.pdf

COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. A formação do leitor crítico: contribuições dos livros didáticos de espanhol. In: BARROS, C.S. de; COSTA,  E.G.de M. (Orgs.). Se hace camino al andar: reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2012b. http://150.164.100.248/site/e-livros/Se%20hace%20camino%20al%20andar-reflexoes%20em%20torno%20do%20ensino%20de%20espanhol%20na%20escola.pdf

COSTA, Giselda Dos Santos; XAVIER, Antonio Carlos. Critical visual literacy: the new phase of applied linguistics in the era of mobile technology. In: PAREJA-LORA, Antonio; CALLE-MARTÍNEZ, Cristina; RODRÍGUEZ-ARANCÓN (Eds.) New perspectives on teaching and working with languages in the digital era. Dublin, Ireland: Publisher: Research-publishing.net, 2016, p. 201-212. https://reference.research-publishing.net/publication/chapters/978-1-908416-35-3/434.pdf

DUBOC, Ana Paula Martinez.  O novo nos novos letramentos: implicações para o ensino de línguas estrangeiras. Contexturas, v. 18, p. 9-28, 2011. http://www.apliesp.org.br/arquivos/14135691190.pdf

DUBOC, Ana Paula Martinez.  A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico. Entretextos, v. 7, p. 189-203, 2007.  http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/viewFile/18539/14490

DUBOC, Ana Paula Martinez; FERRAZ, Daniel de M. . Letramentos críticos e formação de professores de inglês: currículos e perspectivas em expansão. Revista X, v. 1, p. 19-32, 2011.  http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/revistax/article/viewFile/23056/16914

FAJARDO, Margarita Felipe. Teaching Critical Literacy Using Multimodal Texts to College Students in the Philippines, Doctor of Education thesis, School of Education, University of Wollongong, 2016. http://ro.uow.edu.au/theses/4854

FERRAZ, Daniel de Mello. Os novos letramentos e o ensino de língua inglesa: expandindo perspectivas em contextos de educação superior de tecnologia.  V@rvitu, v.1, 2012. http://www.academia.edu/6123356/Os_Novos_Letramentos_e_o_Ensino_de_L%C3%ADngua_Inglesa_expandindo_perspectivas_em_contextos_de_educa%C3%A7%C3%A3o_superior_de_tecnologia

FERRAZ, Daniel de Mello. Visual literacy: the interpretation of images in English classes. Revista Eventos Pedagógicos, v. 5, n. 1 (10.ed.), número especial, p. 16-28, 2014. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1403

JANKS,  Hilary. Panorama sobre letramento crítico In: JESUS,  Dánie Marcelo de;  CARBONIERI,  Divanize (Orgs.) Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: Outros sentidos para a Sala de aula de Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, p. 21-39.

JESUS,  Dánie Marcelo de;  CARBONIERI,  Divanize (Orgs.) Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: Outros sentidos para a Sala de aula de Línguas. Campinas, SP: Pontes editores, 2016.

JORDÃO, C. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013. p.69-90. http://www.academia.edu/5059656/Pedagogia_Cr%C3%ADtica_e_Letramento_Cr%C3%ADtico_farinhas_do_mesmo_saco

JORDÃO,  Clarissa Menezes. o que todos sabem.... ou não: letramento crítico e questionamento conceitual. Revista Crop, v. 12, a. 2, p. 21-46, 2007. http://200.144.182.130/revistacrop/images/stories/edicao12/v12a02.pdf

KUMMER, Daiane Aline. O papel do material didático na promoção de letramento multimodal crítico. In: Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 6, abril 2016.  V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos. http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-papel-do-material-didtico-na-promoo-de-letramento-multimodal-crtico-22572

KUMMER, Daiane Aline.  Letramento multimodal crítico: sob a perspectiva de livros didáticos e de professores de inglês e de biologia. 2015. 149f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2015. http://cascavel.ufsm.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6984

MATTOS,  Andréa Machado de Almeida. Letramento crítico na escola pública: uma experiência na formação continuada de professores de Inglês como Língua Estrangeira. In: DUTRA,  Deise;  MELLO,  Heliana Ribeiro de (Orgs.). Educação continuada: Diálogos entre Ensino, Pesquisa e Extensão, Campinas, SP: Pontes Editores / Belo Horizonte, MG: Faculdade de Letras, 2013, p.21-76.
http://www.academia.edu/4685849/Letramento_Cr%C3%ADtico_na_Escola_P%C3%BAblica_uma_experi%C3%AAncia_na_forma%C3%A7%C3%A3o_continuada_de_professores_de_ingl%C3%AAs_como_l%C3%ADngua_estrangeira

MATTOS, A. M. A. Novos letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI. Revista X, v. 1, p. 33-47, 2011. http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/revistax/article/download/22474/16915

MATTOS, Andréa Machado de Almeida; VALÉRIO, Kátia Modesto. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 1, p. 135-158, 2010. http://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n1/08.pdf

MATTOS BRAHIM, Adriana Cristina S. de. Pedagogia crítica, letramento crítico e leitura crítica. Revista X, v. 1, n. 0, 2007. http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/revistax/article/view/5376

MONTE MÓR,  Walkyria. O ensino de línguas estrangeiras e a perspectiva dos letramentos. In: BARROS, Cristiano Silva de; COSTA,  Elzimar Goettenauer de Marins (Orgs.). Se hace camino al andar: reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2012, p. 37-50.  http://www.letras.ufmg.br/site/E-livros/Se%20hace%20camino%20al%20andar-reflexoes%20em%20torno%20do%20ensino%20de%20espanhol%20na%20escola.pdf

MOTTA, Aracelle Palma Fávero. O letramento crítico no ensino/aprendizagem de língua inglesa sob a perspectiva docente, 2008. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/379-4.pdf

NEWFIELD,  Denise. From visual literacy to critical visual literacy: An analysis of educational materials. English Teaching Practice and Critique, v. 10, n. 1, April 2011. http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ935564.pdf

PREDEBON, Nathalia Rodrigues Catto. Do entretenimento à crítica: letramento multimodal crítico no Livro Didático de Inglês com base em gêneros dos quadrinhos. 2015. 241f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2015. http://cascavel.ufsm.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7228

ROCHA, Cláudia Hilsdorf; HIBARINO, Denise Akemi; KAWACHI, Guilherme Jotto; MOYSES, Luisa Ianhes; OLIVEIRA, Natália Franzoni de. Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário. Raído, v. 10, n. 23, p. 40-59, 2016. http://ojs.ufgd.edu.br/ojs/index.php/Raido/article/view/6023

SANTOS, Rodolfo Rodrigues Pereira dos; IFA,  Sérgio. O letramento crítico e o ensino de inglês: reflexões sobre a prática do professor em formação continuada. the ESPecialist, v. 34, n. 1, p. 1-23, 2013. http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/viewFile/19231/14311

SCHIEBLE,  Melissa. Reading Images en American Born Chinese through Critical Visual Literacy. English Journal, v. 103, n. 5, p. 47-52, 2014. http://www.academia.edu/7696104/Reading_images_in_American_Born_Chinese_through_critical_visual_literacy

SILVA,  Maria Zenaide Valdivino de. O letramento multimodal crítico no ensino fundamental: investigando a relação entre a abordagem do livro didático de língua inglesa e a prática docente. Tese (doutorado) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós- Graduação em Linguística Aplicada, Fortaleza, 2016. http://www.uece.br/posla/dmdocuments/Tese_Maria%20Zenaide.pdf

SILVA, Maria Zenaide Valdivino da.  Letramento visual e Análise do Discurso Crítica: aplicações para o ensino de línguas. In: Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso: discurso, poder e heterogeneidade. Mossoró-RN: Queima bucha, 2014, p. 72-80.
https://drive.google.com/file/d/0Bx--G3wl0DHER2Y2aG1vLXF4elU/edit

SOUZA,  Lynn Mario T. Menezes de. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R.F; ARAÚJO, V.A. (Orgs) Formação de Professores de Línguas: ampliando perspectivas, Paco Editorial, 2011,p.128-140. http://www.academia.edu/595539/Para_um_redefini%C3%A7%C3%A3o_de_letramento_cr%C3%ADtico_conflito_e_produ%C3%A7%C3%A3o_de_significa%C3%A7%C3%A3o

SOUZA, Lynn Mário T. Menezes de; MONTE MÓR, Walkyria.Conhecimentos de línguas estrangeiras. In: BRASIL. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Vol. 1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ministério da Educação. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 85-124. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf

TILIO, Rogério. Enfoque em leitura no ensino de inglês: PCN e letramento crítico. Em: SILVA, K.A. da; ARAÚJO, J. (Orgs) Letramentos, discursos e identidades: novas perspectivas. Col. Linguagem e sociedade, n. 15, Campinas: SP: Pontes editores, 2015, p. 257-287.

TILIO, Rogério. Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 4, p. 997-1025, 2012. http://www.scielo.br/pdf/rbla/2012nahead/aop0712

VALERO, María José; VÁZQUEZ, Boris; CASSANY, Daniel. Desenredando la web: la lectura crítica de los aprendices de lenguas extranjeras en entornos digitales. Ocnos. Revista de Estudios sobre Lectura, 13, p. 7-23, 2015. http://www.revista.uclm.es/index.php/ocnos/article/view/ocnos_2015.13.01

VARGAS FRANCO,  Alfonso. Literacidad crítica y literacidades digitales: ¿una relación necesaria? Folios, n. 42, p. 139-160, 2015. http://www.scielo.org.co/pdf/folios/n42/n42a10.pdf

VENCES,  Ursula.Ver – observar – entender. Fomentar la competencia visual crítica. In: V Congreso Internacional de FIAPE: ¿Qué español enseñar y cómo? Variedades del español y su enseñanza. Red ELE. Biblioteca virtual, número especial, 2015. http://www.mecd.gob.es/dctm/redele/Material-RedEle/Numeros%20Especiales/2015-v-congreso-fiape/comunicaciones/32.-ver-observar-entender--vencesursula.pdf?documentId=0901e72b81ec606d

XAVIER,  João Paulo. Letramento Crítico e o Ensino de Língua Estrangeira na Escola Pública: Brechas e Possibilidades. In:  Blucher Design Proceedings "V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos"v. 2, n. 6, p. 26-39, abril 2016.  http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/letramento-crtico-e-o-ensino-de-lngua-estrangeira-na-escola-pblica-brechas-e-possibilidades-22569

XAVIER,  João Paulo. Letramento visual crítico: leitura, interpretação e apropriação das imagens dos livros didáticos. dissertação [mestrado] Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Universidade Federal de Minas Gerais, 2015.
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/MGSS-A77LCL/1735m.pdf?sequence=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário