15 maio, 2015

Alguns infográficos do governo federal

O governo federal brasileiro há já algum tempo que percebeu a importância dos infográficos na comunicação e os usa cada vez com maior intensidade.

Por exemplo, para ilustrar o processo de funcionamento do Sisu (Sistema de seleção unificada para entrar na universidade), desde 2014 optou pelo uso de um infográfico em lugar do costumeiro FAQ (Perguntas frequentes) (ver Figura 1).



Figura 1- Montagem de infográfico apresentado no site do SISU 2014 para mostrar de forma visual datas importantes, critérios de seleção e estatísticas do processo. Acesso em: 5 jan. 2014.

Outros exemplos, mais otimizados e modernos são utilizados como apoio para a divulgação de informações e campanhas diversas recentes.

Vejam, por exemplo, este infográfico horizontal que mostra, de forma rápida e aparentemente eficaz, as diversas etapas no processo da declaração do IRPF 2015 (Figura 2).

Figura 2 - Diagrama para ilustrar o processo da declaração do IRPF 2015. Fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2015/default.htm Acesso 15 maio 2015.

Para não ser cansativo, por último, convido vocês para assistir o vídeo do novo programa do governo "Ajustar para avançar", que aproveita as vantagens dos infográficos para sintetizar as informações que se desejam passar para a população.

Vídeo do programa "Ajustar para avançar" Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=TcP3Rlwy3C8 (acesso 14 maio 2015).


Nenhum comentário:

Postar um comentário