13 julho, 2014

Infográfico com o caminho das equipes na Copa 2014

O infográfico produzido pelo jornal O estado de São Paulo que mostra o caminho e desempenho de cada equipe na Copa 2014 celebrada no Brasil está muito interessante.

Em primeiro lugar, destaca-se como uma informação complexa de 8 grupos, 32 equipes e 64 partidas pode ser simplificada em pouco espaço utilizando setas e códigos de cores. A largura das setas tem um valor semântico, pois indicam o avanço nas diversas fases da Copa, mas as cores são as que brindam o maior valor de informação para saber o caminho. Por exemplo, podemos tomar o caso do Brasil e seguir o caminho das setas de cor verde, só que infelizmente não chegaremos no final, pois já sabemos qual foi o resultado. :-( 

Bom, nesse caso escolham a Alemanha, que está identificada com a cor preta, e sigam o caminho dos jogos em que participou. O final está incompleto. Já sabemos, mas vocês poderiam criar um pictograma que represente o final da Copa? Acredito que sim. Vamos lá?

Apenas assim, com essa estrutura, já é útil este infográfico, pelo menos para mim, pois me ajuda para lembrar os diversos jogos que já estão meio que embaralhados na minha memória, mas também este infográfico é interativo e possui uma segunda camada de informações que só aparecem quando você clica nos círculos para oferecer os detalhes do placar.

É curioso como a boa simplificação de informações permite que, ainda sendo um formato não muito conhecido ou talvez desconhecido para muitos, as pessoas consigam entender, após alguns segundos de visualização, como funcionam as informações oferecidas.

Gol para o Estadão!!



[Clique na imagem para ver ampliada ou clique neste link para visitar o infográfico original].

O resultado final já é história, coisa que não tinha acontecido quando foi visto e comentado este infográfico horas antes do último jogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário