20 maio, 2016

Pergunta sobre infográficos em prova oficial espanhola

Selecione a resposta melhor (a, b, c ou d)  à pergunta seguinte: 

Esta foi uma das perguntas feitas para crianças de 12 anos no exame oficial da Espanha de 2016 para os estudantes que terminam a Enseñanza Primaria (o sexto ano escolar), na parte correspondente a ciência, tecnologia e castelhano. 

Interessante, não é verdade?

Casualmente o encontrei lendo uma notícia intitulada "¿Sabrías responder las preguntas de la reválida de 6º de Primaria?" publicada no jornal El Español, em 11-06-2016. http://www.elespanol.com/espana/20160511/123987769_0.html

Para mim, a melhor resposta seria a primeira das opções.

E você acertou na sua resposta?  Resta alguma dúvida?

Tudo isto nos indica que os docentes devemos trabalhar mais na escola com a crescente multimodalidade e os novos gêneros que circulam, impressos ou digitais. O apenas textual não é mais predominante.

Jogos Olímpicos - Infográfico 2

fonte: O Dia, 17-12-2015.
Para fazer o download em formato grande clique aqui

16 maio, 2016

Jogos Olímpicos - Infográfico 1

Algumas curiosidades sobre a história dos Jogos Olímpicos:

fonte: O Dia, 17-12-2015.
Para fazer o download em formato grande clique aqui.  

Lançamento editorial "Textos multimodais" (RIBEIRO, 2016)


O novo livro da escritora e pesquisadora Ana Elisa Ribeiro "Textos multimodais. Leitura e produção" (Parábola Editorial, 2016) relata uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio com foco na leitura, compreensão e produção de textos multimodais, entre os quais as infografias e a visualização de informações tiveram o papel principal. 

A autora propôs um ciclo de trabalho com quatro fases: exposição do texto-objeto, discussão, produção (retextualização ou criação) e, por último, a discussão de soluções e propostas (RIBEIRO, 2016, p. 118).

Na segunda etapa da pesquisa relatada, com foco na produção de textos multimodais – uma habilidade muito pouco trabalhada pelos alunos pesquisados, conforme os depoimentos coletados na primeira etapa– Ribeiro apresentou nove tipos de tarefas de produção de gráficos ou desenhos a partir de situações diferentes com diversos graus de complexidade.

O texto é muito agradável e fácil de ler e as referências utilizadas foram as mínimas possíveis. Dessa forma, acredito que este livro será muito bem recebido pelos professores, pois pode dar algumas ideias úteis para o trabalho em sala de aula com o pensamento visual, a organização das informações e a leitura e produção de textos multimodais, áreas que são pouco atendidas na escola, mas são cada vez mais importantes e necessárias.